Pular para o conteúdo principal

Uma experiência com Xadrez nas escolas

 

Divulgação oficial do amistoso 

O no dia 14 de julho de 2022, foi realizado o primeiro amistoso de Xadrez entre as duas escolas estaduais situadas no bairro do Parque Pinheiros, da cidade de Taboão da Serra com o intuito da criar e estimular as boas práticas pedagógicas em projeto multiescolar, para contribuir na formação de um senso de comunidade entre as duas escolas, já que ambas ficam na mesma rua e ambas mantem uma histórica rivalidade.
O evento foi transmitido online pelo youtube, caso vocês queiram conferir como foi: https://youtu.be/qeJ0198Brd4

Professor Pedro Rafael
Desde o ano de 2021, o professor Pedro Rafael Martins do Nascimento vem estimulando e fomentando o xadrez nas duas escolas, primeiro na escola Nigro Gava.
Com a imensa popularidade da série o Gambito da Rainha, o jogo voltou a se popularizar.
Desde que o Gambito da Rainha lançou na Netflix, as buscas pelo jogo no site Ebay, subiram 250%, as buscas de como jogar xadrez no google tiveram o seu maior pico em 9 anos, o romance O Gambito da Rainha que originou a série finalmente entrou na lista de best seller 37 anos após o seu lançamento, sem falar nos números de novos jogadores do site Chess.com que simplesmente quintuplicaram no ano de 2020 e 2021.

Sem dúvidas a pandemia do novo Corona vírus também contribuiu para o aumento de atividades dentro de casa, fato semelhante a aconteceu com os jogos de RPG onde jogos como Dugeons and Dragons e Pathfinder segunda edição tiveram recordes de vendas.

Nesse sentido com a retomada das atividades escolares, muitos alunos tinham curiosidade, vontade ou até já sabiam jogar o jogo, só faltavam um incentivo ou alguém que ajudasse aprofundar o fundamentos do jogo, e desde então a escola voltou a ser uma potência no xadrez.
Inclusive com contando com um clube juvenil de Xadrez dentro do programa PEI, que a escola faz parte.

Fotos do amisto Nigro Gava de 2021, os patronos do xadrez da escola Erick e David

Hoje o Nigro está trabalhando num time oficial de xadrez para representar a escola com auxílio do professor Pedro Rafael professor padrinho do clube juvenil.

Os alunos do Fund II hoje são a maior parte que faz parte do time oficial


Hoje o clube juvenil é mantido pelos alunos Fernando e Enzo, que compõem a presidência do clube 
juvenil, eles realizam atividades diversificadas em torno do xadrez e também a discussão de como políticas públicas afirmam as bases de entender e debater uma compreensão adequada do que de fato é o espaço escolar e como podemos construir uma noção melhor sobre o que de fato é a cidadania e a importância do lazer e diversão, podem construir outros caminhos e possibilidades aos alunos.  
uma vez inseridos nessa dinâmica os alunos começaram a se organizar e realizar outras atividades, como rodas de leituras e também jogar outros jogos como Magic The Gathering, e Dugeons and Dragons e Pokémon Trading Card Games.
Projetos assim são importantes para o desenvolvimento de habilidades sócio emocionais, hoje o grande debate da educação pública no estado de São Paulo está sendo como conciliar habilidades sócio emocionais com matéria e conteúdo. 

Enquanto vamos discutindo em torno do tema pedagógico podemos tentar estabelecer diálogos com o que os jovens estão debatendo e pensando, de fato estamos inseridos dentro de um situação complexa. E que merecia um estudo mais cuidadoso.
No entanto, voltando ao xadrez, estimular a construção do protagonismo juvenil permite a construção e senso de comunidade dentro da instituições escolares.

Enfim, enfim bora jogar um xadrezinho?

 


 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

365 DIAS SEM CARNE, Está é uma perspectiva INTERNA que quis postar com minha trajetória no vegetarianismo até agora

Por Vera Bonini Hoje se completa um ano desde que parei de consumir carne (sim, até peixe!!), junto com outros derivados de animais desde o Ovo, queijo, leite até Marcas envolvidas com testes em animais ou qualquer exploração desde a animal e a humana Já conhecia o movimento vegetariano e vegano e estava me aprofundando sobre o assunto procurando livros, documentários e etc sobre..... Assim chegou o meu estopim em decidir que não iria comer nenhum tipo de carne dia 1 de junho de 2020, me encontrava em um momento de luto e de muita raiva por tudo que estamos passando no nosso país ultimamente, não consegui mais olhar para o pedaço de carne e não ver a exploração submetida aquele animal e o trabalhador daquele frigorífico com diversas consequências sendo geradas por um hambúrguer ou uma coxa de frango Pra mim é impossível falar de um veganismo não politizado, não me desce o veganismo sendo visto daquela ideia burguesa de forma de dieta ou pratos super elaborados, “lindos” e nenhum pouco ...

Fundação da Editora Nigro Publicações

"A todos os escritores ainda não descobertos, a todos que escrevem para se libertar, a todos que pela arte sabem se expressar."  Foi anunciado durante o encerramento da amostra cultural da escola estadual Maria Apparecida Nigro Gava do ano de 2021, pelo professor Pedro Rafael e a aluna Agatha Naienny a criação da Editora Nigro Publicações. Ambos durante o ano de 2021, já atuavam junto com outros alunos em atividades de fomento a produção literária e divulgação cientifica, sendo a culminância a publicação do livro: Histórias ao Vento. A fundação da editora se fez da necessidade de construirmos as condições necessárias para a democratização da publicação e ampliar os trabalhos literários realizados pelos alunos e as pesquisas ligadas ao Núcleo de Pesquisa em geopolítica e cultura da escola Nigro Gava, além de ser a primeira editora do Brasil a ser gerida por alunos do ensino médio e fundamental da rede pública de educação. Com a editora esperamos continuar o diálogo que vem sen...