Pular para o conteúdo principal

Uma experiência com Xadrez nas escolas

 

Divulgação oficial do amistoso 

O no dia 14 de julho de 2022, foi realizado o primeiro amistoso de Xadrez entre as duas escolas estaduais situadas no bairro do Parque Pinheiros, da cidade de Taboão da Serra com o intuito da criar e estimular as boas práticas pedagógicas em projeto multiescolar, para contribuir na formação de um senso de comunidade entre as duas escolas, já que ambas ficam na mesma rua e ambas mantem uma histórica rivalidade.
O evento foi transmitido online pelo youtube, caso vocês queiram conferir como foi: https://youtu.be/qeJ0198Brd4

Professor Pedro Rafael
Desde o ano de 2021, o professor Pedro Rafael Martins do Nascimento vem estimulando e fomentando o xadrez nas duas escolas, primeiro na escola Nigro Gava.
Com a imensa popularidade da série o Gambito da Rainha, o jogo voltou a se popularizar.
Desde que o Gambito da Rainha lançou na Netflix, as buscas pelo jogo no site Ebay, subiram 250%, as buscas de como jogar xadrez no google tiveram o seu maior pico em 9 anos, o romance O Gambito da Rainha que originou a série finalmente entrou na lista de best seller 37 anos após o seu lançamento, sem falar nos números de novos jogadores do site Chess.com que simplesmente quintuplicaram no ano de 2020 e 2021.

Sem dúvidas a pandemia do novo Corona vírus também contribuiu para o aumento de atividades dentro de casa, fato semelhante a aconteceu com os jogos de RPG onde jogos como Dugeons and Dragons e Pathfinder segunda edição tiveram recordes de vendas.

Nesse sentido com a retomada das atividades escolares, muitos alunos tinham curiosidade, vontade ou até já sabiam jogar o jogo, só faltavam um incentivo ou alguém que ajudasse aprofundar o fundamentos do jogo, e desde então a escola voltou a ser uma potência no xadrez.
Inclusive com contando com um clube juvenil de Xadrez dentro do programa PEI, que a escola faz parte.

Fotos do amisto Nigro Gava de 2021, os patronos do xadrez da escola Erick e David

Hoje o Nigro está trabalhando num time oficial de xadrez para representar a escola com auxílio do professor Pedro Rafael professor padrinho do clube juvenil.

Os alunos do Fund II hoje são a maior parte que faz parte do time oficial


Hoje o clube juvenil é mantido pelos alunos Fernando e Enzo, que compõem a presidência do clube 
juvenil, eles realizam atividades diversificadas em torno do xadrez e também a discussão de como políticas públicas afirmam as bases de entender e debater uma compreensão adequada do que de fato é o espaço escolar e como podemos construir uma noção melhor sobre o que de fato é a cidadania e a importância do lazer e diversão, podem construir outros caminhos e possibilidades aos alunos.  
uma vez inseridos nessa dinâmica os alunos começaram a se organizar e realizar outras atividades, como rodas de leituras e também jogar outros jogos como Magic The Gathering, e Dugeons and Dragons e Pokémon Trading Card Games.
Projetos assim são importantes para o desenvolvimento de habilidades sócio emocionais, hoje o grande debate da educação pública no estado de São Paulo está sendo como conciliar habilidades sócio emocionais com matéria e conteúdo. 

Enquanto vamos discutindo em torno do tema pedagógico podemos tentar estabelecer diálogos com o que os jovens estão debatendo e pensando, de fato estamos inseridos dentro de um situação complexa. E que merecia um estudo mais cuidadoso.
No entanto, voltando ao xadrez, estimular a construção do protagonismo juvenil permite a construção e senso de comunidade dentro da instituições escolares.

Enfim, enfim bora jogar um xadrezinho?

 


 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assombrado por Lembranças

Por Fernanda Souza  Tudo começou quando a conheci, para mim não existia ninguém mais bonita do que ela. Desde pequeno essa mulher chamava minha atenção com aquele sorriso que só ela tem e todo mundo nos dizia: "Taylor, você e a ele formam um casal lindo". Eu gostava dela em segredo e não sabia como contar, porque nos conhecemos desde a infância. No decorrer dos anos percebi que o carinho e vontade que tinha de a proteger, era porque eu amava. Eu amava ela, sempre amei, nunca vou esquecer do dia que dançamos na chuva ou do dia que vimos o pôr do sol juntos num lugar que era só nosso.      A gente começou a namorar alguns anos após sairmos do ensino médio, éramos inseparáveis e sempre saímos juntos. Eu estava nas provas finais quando eu e ela perdemos nossos pais num terrível acidente de avião, eles haviam ido viajar para Portugal juntos e deu um problema no avião, nem houve enterro por que nunca acharam os corpos deles, só o que sobrou do avião. Eu fiquei desnorteado,...

Fundação da Editora Nigro Publicações

"A todos os escritores ainda não descobertos, a todos que escrevem para se libertar, a todos que pela arte sabem se expressar."  Foi anunciado durante o encerramento da amostra cultural da escola estadual Maria Apparecida Nigro Gava do ano de 2021, pelo professor Pedro Rafael e a aluna Agatha Naienny a criação da Editora Nigro Publicações. Ambos durante o ano de 2021, já atuavam junto com outros alunos em atividades de fomento a produção literária e divulgação cientifica, sendo a culminância a publicação do livro: Histórias ao Vento. A fundação da editora se fez da necessidade de construirmos as condições necessárias para a democratização da publicação e ampliar os trabalhos literários realizados pelos alunos e as pesquisas ligadas ao Núcleo de Pesquisa em geopolítica e cultura da escola Nigro Gava, além de ser a primeira editora do Brasil a ser gerida por alunos do ensino médio e fundamental da rede pública de educação. Com a editora esperamos continuar o diálogo que vem sen...